
Educação Continuada
Para aperfeiçoar a assistência prestada aos pacientes e, assim, garantir maior segurança e qualidade no atendimento, profissionais do Hospital Nossa Senhora das Graças de Itaporanga participam, frequentemente,de treinamentos promovidos na instituição. Agora, os cursos contarão com um equipamento importante e que vai contribuir no aprendizado das equipes: 2 bonecos de simulação realística. Os itens serão utilizados pela equipe de Educação Continuada do centro hospitalar.
Os bonecos simulam um humano com sinais vitais, respiração, oxigenação, pulso, entre outras funções.Os equipamentos permitem, ainda, um aprendizado do suporte básico ao avançado. É possível simular, por exemplo, uma intubação, ou outros casos em diferentes níveis de complexidade.
A Educação Continuada atua com aulas dinâmicas, nas quais além da parte teórica, os participantes realizam a parte prática. “Nós acreditamos muito na formação de conhecimento pela prática, então buscamos sempre oferecer algo além dos estudos, para que os profissionais possam exercer a atividade em um cenário real”, falaram os responsáveis pela área, as enfermeiras Márcia Cristina Evangelista de Souza e Renata Macedo Damante Santos.
Os bonecos servirão para prática das equipes de todas as áreas da instituição. “São investimentos que passam pela atualização tecnológica do HMNSG o compromisso de oferecer cada vez mais capacitações aos nossos profissionais, com foco na segurança do paciente. São materiais próprios que estarão à disposição em treinamentos realizados para nossas equipes”, destacou o diretor técnico do centro hospitalar, Dr. Demétrio Paulo Morales.




INSTITUCIONAL

Gestão
2024-2026
Provedor: José Antonio Nabor (Padre Alberico)
Vice - Provedor: Daniel Soares de Oliveira
1º Secretário: Alexandre Ramos
2º Secretário: Fábio Fernando de Souza
Diretor de Comunicação: João Batista Ribeiro Júnior
Vice - Diretor de Comunicação: Eleniara Nogueira Franco Gonzaga

História
Fundação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças de Itaporanga: 02/02/1949.
Inicio das Atividades: 28/03/1949.

Conselho Deliberativo
2024-2026
Ariane da Silva Bezerra
Aparecida Ribeira Fagundes
Basílio José Ilton Alves
Eliana Aparecida Gabriel Andrade
Hércules Bíglia Júnior

EMERGÊNCIA
O Acolhimento com Classificação de Risco é um processo dinâmico, que busca a identificação dos sintomas dos pacientes que procuram o Pronto Socorro, apontando a necessidade de atendimento de acordo com grau de sofrimento e gravidade. Para isso, é utilizado um sistema de cores.
A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.Durante o Acolhimento de Risco, a equipe de Enfermagem, que foi treinada e preparada para a prática, orienta os pacientes classificados com a cor azul a se dirigirem ao Centro de Saúde Municipal. Dessa forma, houve uma redução de casos não graves atendidos no Pronto Socorro, o que resultou na diminuição da fila e do tempo de espera dos pacientes graves.
UNIDADES






CONTATO
Endereço:
Av. Santa Cruz , 184 - Centro
Itaporanga, SP 18.480-000
hospitalitaporanga@yahoo.com.br
Tel: (15) 3565-9530
Ouvidoria HMNSG
Carreiras
Para trabalhar conosco, por favor envie seu currículo e informação para: